Alegria e sensação de dever cumprido. Esses foram os sentimentos que prevaleceram nesta quarta-feira (28) no encerramento do II Curso de Agente de Trânsito, promovido pela Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), em cumprimento com regulamentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Realizado na Faculdade Una Contagem, entre os dias 16 de outubro e 28 de novembro, o treinamento ofereceu aulas teóricas e práticas para agentes de trânsito e guardas civis. Instituído pela Portaria 94/2017 do Denatran, o curso de 200 horas é obrigatório para profissionais que executam atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito.
A formação foi ministrada por servidores da Transcon em parceria com Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig). Todos os profissionais são especializados nos temas da estrutura curricular. Na oportunidade, a Transcon atendeu a solicitação da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes Públicos de Nova Lima para a participação de 20 guardas civis da cidade, que compuseram a turma totalizada em 37 servidores dos dois municípios.
Para a assessora de Gestão e Inovação da Transcon, Roseli Braga, a integração entre os agentes de trânsito e as guardas civis é de extrema importância para a conscientização e segurança no trânsito. “A formação proporcionou a troca de experiência entre os profissionais, que agora estão mais preparados para agir diante as ações diversas do trânsito. Além disso, o curso enfatizou a educação para o trânsito, o que faz dos novos agentes multiplicadores no processo de orientação à população sobre as atitudes corretas no dia a dia no trânsito”, explicou.
O secretário de Segurança, Trânsito e Transporte Público de Nova Lima, Ronaldo Cardoso Alves, destacou que a parceria com a Prefeitura de Contagem foi muito positiva para o aperfeiçoamento dos guardas civis nova-limenses. “Fico muito feliz de ver que é possível potencializar as ações dos guardas civis e dos agentes de trânsito através da cooperação técnica entre municípios. Estamos contentes com a receptividade e também todo o proveito que nossos guardas municipais tiveram com essa experiência. Tenho certeza que eles estão mais qualificados, mais atentos e atualizados na aplicação da lei”, contou.
O comandante da Guarda Civil de Contagem (GCC), Levi Sampaio, comentou sobre a eficiência da autarquia municipal contribui para o sucesso do curso. “A Transcon é uma instituição pioneira no que concerne ao trânsito da cidade. Os guardas civis de Contagem e Nova Lima saem dessa formação ganhando conhecimento e a sociedade recebe agentes mais capacitados para lidar com as situações no contexto do trânsito em seus municípios”, pontou.
Guarda civil em Nova Lima há cerca de 16 anos, Vânia Maria da Costa Melo, concordou com o comandante da GCC. “Foi excelente essa capacitação, pois vai nos ajudar demais nas ruas, nas nossas autuações, tiramos as nossas dúvidas. Claro que ainda a gente vai ter muita coisa pela frente, mas nos ajudou muito a esclarecer e ter essa ampla visão do trânsito e que nós vamos atuar lá no nosso município”, disse.
Para o agente de trânsito da Transcon, Relbert Alisson da Silva, nomeado há cerca de dois meses, o curso foi crucial para exercer adequadamente a função de agente nas vias do município. “A formação nos deu muita noção do serviço que é executado na rua e também agregou conhecimento de coisas que às vezes a gente acha que já sabe e que na verdade interpreta de forma diferente. Agora me sinto mais seguro e preparado para atuar no trânsito”, afirmou.